sexta-feira, agosto 12, 2005

Não ganhe uma boa venda, ganhe um cliente!

Se diáriamente nos debatemos por aumentar a carteira de clientes e consecutivamente as vendas, somos muitas vezes ofoscados pela vontade de uma transacção com um elevado markup. A verdade é que este tipo de vendas não permite olhar muito além - morre no primeiro momento no qual a única preocupação foi enviar o cliente para um destino que retorne uma boa comissão. É preciso perguntar se de facto é o destino ideal para o cliente e se vai de encontro à sua expectativa. Será o mesmo que vender um descapotável, como primeiro carro, a um casal com duas crianças.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mário,

Esta é uma das questões mais em voga actualmente no nosso mercado.
Na aviação, que é o meu "metier", como as comissões das companhias aéreas estão cada vez mais baixas, criou-se a ferramenta "XP", que permite às agências cobrar a sua taxa de serviço, reflectindo o valor no total do bilhete. Até aqui, tudo bem.... O problema é quando essas "XP" atingem 60€ / 70€ ou mesmo 100€. Será que a agc está a conseguir uma boa venda? Não me parece, porque, o mais provável é o cliente já não voltar.
Um abraço
RTL